A importância do marketing de conteúdo e website profissional para o advogado

Atenção advogado(a), neste artigo você vai descobrir o que marketing de conteúdo e um website profissional podem fazer pela sua carreira

E mais: como fazer marketing jurídico sem ferir o Código de Ética e Disciplina da OAB

Um dos maiores cuidados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é proteger a profissão da mercantilização. Para isso, o Código de Ética e Disciplina da OAB, em seus artigos 39 e 40, estabelece o seguinte:

Art. 39. A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.

Art. 40. Os meios utilizados para a publicidade profissional hão de ser compatíveis com a diretriz estabelecida no artigo anterior, sendo vedados:

I – a veiculação da publicidade por meio de rádio, cinema e televisão;

II – o uso de outdoors, painéis luminosos ou formas assemelhadas de publicidade;

III – as inscrições em muros, paredes, veículos, elevadores ou em qualquer espaço público;

IV – a divulgação de serviços de advocacia juntamente com a de outras atividades ou a indicação de vínculos entre uns e outras;

V – o fornecimento de dados de contato, como endereço e telefone, em colunas ou artigos literários, culturais, acadêmicos ou jurídicos, publicados na imprensa, bem assim quando de eventual participação em programas de rádio ou televisão, ou em veiculação de matérias pela internet, sendo permitida a referência a e-mail;

VI – a utilização de mala direta, a distribuição de panfletos ou formas assemelhadas de publicidade, com o intuito de captação de clientela.

Parágrafo único: Exclusivamente para fins de identificação dos escritórios de advocacia, é permitida a utilização de placas, painéis luminosos e inscrições em suas fachadas, desde que respeitadas as diretrizes previstas no artigo 39.

A finalidade do Código, com isso, é assegurar que os serviços jurídicos não sejam transformados em produtos a serem vendidos.

Como resolver esta questão?

Como um bom operador do direito, você sabe, então, que precisa primar pela discrição e pela sobriedade e que sua imagem de advogado não deve estar associada a fins comerciais.

Por outro lado, um jovem advogado possui uma série de desafios a vencer no início de sua carreira. Um deles é se deparar, logo no início, com um mercado competitivo. Diante desse cenário, ele precisa ser capaz de captar e reter clientes.

Saiba que existe uma solução para isso e ela se chama: conteúdo.

O marketing de conteúdo se harmoniza com as exigências da OAB, relativas à publicidade e à propaganda, ao mesmo tempo que vai ao encontro das necessidades de divulgação dos serviços jurídicos.

Em vez de divulgar, pense primeiro em ajudar

Seu plano de marketing deve focar em agregar valor à sua audiência. Isso vai te trazer, naturalmente, visibilidade, credibilidade, além de lhe ajudar a firmar autoridade.

E outro ponto importante: sem infringir o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Conteúdo de valor

Mais acima você viu que o Artigo 39 do Código de Ética e Disciplina da OAB estabelece que a “publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade”.

Em outras palavras, este dispositivo permite o uso da informação, ou seja, do conteúdo de valor, como estratégia de marketing. Com isso, podemos eleger o marketing de conteúdo como a base e a essência das estratégias em marketing jurídico, tanto para advogados autônomos, quanto para escritórios.

O poder do website

Agora, de nada adianta saber o que você pode fazer, em termos de marketing de conteúdo, sem dispor de uma ferramenta ou plataforma adequada para isso.

Falamos aqui da importância do escritório jurídico ou do advogado autônomo ter o seu próprio website. Entre os principais benefícios de um site para escritórios e advogados temos:

  1. Localização pelo Google

O primeiro benefício de um website é tornar você localizável pelo Google. Se um cliente em potencial resolve buscar uma informação jurídica, relativa à sua especialidade, certamente ele realizará sua busca na maior ferramenta de todos os tempos, o Google.

  1. Ter um blog vinculado ao website

Você também pode ter um blog vinculado ao seu site. Com isso, poderá organizar ainda mais seus artigos e ampliar e otimizar a gestão do seu marketing de conteúdo.

  1. Melhor interação com as mídias sociais

Além da presença digital por meio do website, é igualmente necessário e eficaz investir em sua presença nas mídias sociais. Lembre-se de que o marketing de conteúdo abrange todos esses canais: website, whatsapp, facebook, instagram, linkedin, twitter, entre outros. Uma sacada importante é que esses meios ou mídias apoiam-se e se complementam entre si.

  1. Custo-benefício imbatível

Atualmente, o custo para um advogado autônomo ou escritório ter seu site é muito mais acessível do que se imagina.

A Baseele

Na Baseele, por exemplo, você conta com diferentes opções de websites para escolher a que melhor pode atender suas necessidades.

Conclusão

Neste artigo nós mostramos que o marketing de conteúdo é o caminho para que escritórios de advocacia e advogados autônomos possam alavancar suas carreiras, mantendo preservados os dispositivos do Código de Ética da OAB que regulam a publicidade e a propaganda no meio jurídico.

Falamos também da atual tendência do marketing, que é focar em ajudar as pessoas a solucionarem as suas dores, através da entrega de conteúdo de valor.

E, finalmente, sugerimos que uma das ferramentas que mais atendem essa necessidade de disseminação desse conteúdo é o website.

Agora cabe apenas a você tomar a decisão sobre que passos deseja dar para alavancar a sua carreira de advogado, tendo a internet como sua aliada.

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